Roteiro de Aula Prática - Aula 1

AULA1 – 1ª SEMANA

Material necessário:

 1 bandeja plástica

 1 luva cirúrgicas para cada integrante do grupo

 1 pinça para cada integrante do grupo

 10 copos plásticos transparentes

 Caderno de anotações

 Jaleco

 Máquina fotográfica

ATIVIDADES PRÁTICAS

1) Formação dos grupos – 5 integrantes

Atribuir a cada integrante uma responsabilidade (montagem, coleta de dados, anotação; a elaboração do relatório será responsabilidade de todo o grupo).

2) Coleta de dados

a) Descrição do tempo durante os 7 últimos dias ( utilize o site www.climatempo.com.br associada a observação do grupo – não esqueça de anotar também a UR – umidade relativa do ar).

b) Na quadra selecionada para o seu grupo vocês devem:

 Tirar uma foto do lote;

 Descrever o solo em sua cobertura;

 Coletar o solo cavando um pequeno buraco de aproximadamente 5 cm de diâmetro

 Classificar o solo em:

Solo Argiloso

Possuí consistência fina e é impermeável a água. Um dos principais tipos de solo argiloso é a terra roxa.

Solo Arenoso: Possui consistência granulosa como a areia.

Solo Humífero: Presente em territórios com grande concentração de material orgânico em decomposição (húmus).

 Descrever a umidade do solo.

 Em papel quadriculado deverá ser feito um esquema em escala do lote do grupo( medida aproximada do lote 0,80 cm2 ) – Peça ajuda ao seu professor(a) de matemática.

 Identifique as espécies vegetais presentes em seu lote ( para isso vocês devem criar nomes científicos falsos e um nome popular para cada espécie e contar a quantidade de indivíduos de cada população) – Tire uma foto de cada espécie.

Construa uma tabela:
 No esquema feito no papel quadriculado deverão ser identificadas as espécies vegetais presentes na área e sua localização no lote (para cada espécie utilizar uma marca diferente).

 Identifique as espécies animais presentes em seu lote – se houver ( para isso vocês devem criar nomes científicos falsos e um nome popular para cada espécie e contar a quantidade de indivíduos de cada população) – Tire uma foto de cada espécie.

 Anotar o estágio de desenvolvimento das plantas: pequenas – em desenvolvimento – florescendo.

 Identifique e nomeie e anote objetos estranhos presentes no lote.Justifique a presença desses objetos.

 Identifique os fatores bióticos de seu lote.

 Descreva os fatores abióticos que interferem em seu lote.

 Podemos considerar esse lote um ecossistema? Justifique

 O grupo considera o lote BIODIVERSO, ou seja, apresenta diversidade biológica ou biodiversidade?Justifique



OBS: OS GRUPOS DEVERÃO LEVAR AS ANOTAÇÕES PARA CASA E PASSAR PARA UM EDITOR DE TEXTO, POSTERIORMENTE DEVERÃO IMPRIMIR E ANEXAR A PASTA.

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