AULA1 – 1ª SEMANA
Material necessário:
1 bandeja plástica
1 luva cirúrgicas para cada integrante do grupo
1 pinça para cada integrante do grupo
10 copos plásticos transparentes
Caderno de anotações
Jaleco
Máquina fotográfica
ATIVIDADES PRÁTICAS
1) Formação dos grupos – 5 integrantes
Atribuir a cada integrante uma responsabilidade (montagem, coleta de dados, anotação; a elaboração do relatório será responsabilidade de todo o grupo).
2) Coleta de dados
a) Descrição do tempo durante os 7 últimos dias ( utilize o site www.climatempo.com.br associada a observação do grupo – não esqueça de anotar também a UR – umidade relativa do ar).
b) Na quadra selecionada para o seu grupo vocês devem:
Tirar uma foto do lote;
Descrever o solo em sua cobertura;
Coletar o solo cavando um pequeno buraco de aproximadamente 5 cm de diâmetro
Classificar o solo em:
Solo Argiloso
Possuí consistência fina e é impermeável a água. Um dos principais tipos de solo argiloso é a terra roxa.
Solo Arenoso: Possui consistência granulosa como a areia.
Solo Humífero: Presente em territórios com grande concentração de material orgânico em decomposição (húmus).
Descrever a umidade do solo.
Em papel quadriculado deverá ser feito um esquema em escala do lote do grupo( medida aproximada do lote 0,80 cm2 ) – Peça ajuda ao seu professor(a) de matemática.
Identifique as espécies vegetais presentes em seu lote ( para isso vocês devem criar nomes científicos falsos e um nome popular para cada espécie e contar a quantidade de indivíduos de cada população) – Tire uma foto de cada espécie.
Construa uma tabela:
No esquema feito no papel quadriculado deverão ser identificadas as espécies vegetais presentes na área e sua localização no lote (para cada espécie utilizar uma marca diferente).
Identifique as espécies animais presentes em seu lote – se houver ( para isso vocês devem criar nomes científicos falsos e um nome popular para cada espécie e contar a quantidade de indivíduos de cada população) – Tire uma foto de cada espécie.
Anotar o estágio de desenvolvimento das plantas: pequenas – em desenvolvimento – florescendo.
Identifique e nomeie e anote objetos estranhos presentes no lote.Justifique a presença desses objetos.
Identifique os fatores bióticos de seu lote.
Descreva os fatores abióticos que interferem em seu lote.
Podemos considerar esse lote um ecossistema? Justifique
O grupo considera o lote BIODIVERSO, ou seja, apresenta diversidade biológica ou biodiversidade?Justifique
OBS: OS GRUPOS DEVERÃO LEVAR AS ANOTAÇÕES PARA CASA E PASSAR PARA UM EDITOR DE TEXTO, POSTERIORMENTE DEVERÃO IMPRIMIR E ANEXAR A PASTA.
0 comentários:
Postar um comentário